03 Dados e rolagem de dados

terça-feira, 19 de maio de 2009

Dados são muito importantes em jogos de RPG, quase todos os sistemas usam eles, das mais várias formas que estes se apresentam.

A Importância dos Dados
Quando se pensa em dados, geralmente se fala que eles servem para introduzir o fator sorte ao jogo, mas não é apenas isso. Os dados servem para dar realidade ao jogo. Afinal nossa vida não é feita de coisas certas, por que um jogo que simula a realidade deveria ser? Mesmo sendo o melhor acrobata do mundo eu ainda posso falhar em algumas coisas, tudo vai depender do momento exato que eu agir, um milésimo de segundo pode definir se consigo ou não. Nossa vida é aleatória e os dados servem para causar essa sensação de realidade, inserindo o fator aleatório no jogo. Assim os personagens do jogo terão tantas chance de errarem ou acertarem coisas como uma pessoa real faria.

Os Dados
Os dados no RPG aparecem das mais variadas formas e tamanhos, e a quantia de lados não é apenas 6 como estamos acostumados. Existem dados de 2 lados (que parecem incrivelmente com uma moeda!), dados de 3, 4, 5, 6, 10, 12, 20, 30, 100 e mais alguns outros de algum jogo mais exclusivo (como fudge, onde sãos dados são +1, 0 e -1).

Para identificar um dado em um jogo de RPG geralmente de utiliza a nomeclatura D + Número de faces (dados de 20 lados por exemplo são chamados d20).

Há ainda a matemática dos dados. As vezem em situações especiais que dificultem ou facilitem uma situação o dado pode ter seu resultado alterado. Como assim? você pergunta, é simples. Digamos que ao abrir uma fechadura você deve rolar um d20 e tirar um número maior que 12, mas você tem uma ferramenta que lhe permite abrir fechaduras com mais facilidade (ela lhe concede um bônus de +2 no resultado do reste), então você rola o d20 e tira 11, você falhou, mas como você tem a ferramenta que lhe dá um bônus de +2 você tem na verdade o número 13 (11+2) e você passou.

Para representar essa situação sem precisar dizer no livro Você rola o d20 e tem um bônus de +2 ele simplesmente de refere como 2+d20, que significa que o resultado final será 2 mais o resultado do d20. Da mesma forma, qualquer operação matemática pode ser tulizada (2-d20, 6xd100, 100/d10), mas mais comuns são a de adição (+) e subtração (-).

Rolagem de Dados
O método de definir o resultado de um dado vária de jogo para jogo, mas em geral em testes contra coisas que não apresentam reação (Perceber uma armadilha por exemplo) existem dos métodos de resolver, são eles:

Classe de Dificuldade (CD): O mestre define um valor pré definido, onde a sua rolagem somada aos bônus deve ser igual ou maior que ela. Assim uma ação com CD15 precisa que o resultado do dado somada aos bônus seja igual ou maior que 15.

Teste de Atributo: Você existem um atributo pré difindo (por exemplo Força 5) e para realizar a ação você precisa rolar o dado e tirar um número igual ou menor que o atributo (no nosso exemplo, ao rolar um D6 você precisa tirar 5 ou mênos para passar no teste). Nesse tipo de teste, geralmente os bônus não se aplicam a rolagem, e sim ao valor que não deve ser ultrapassado, assim um bônus de +2 não vai adicionar +2 a rolagem de dado, mas sim aumentar em +2 o número que ele deve tirar menor (No nosso exemplo, a força 5 passaria para força 7, e precisariamos tirar um número menor que 7, caso seja um d6 é um sucesso automático, mas nem sempre...)

Testes Opostos
As vezes você vai precisar realizar um teste de dados contra algo que possa reagir (como atacar alguém, e esta pessoa se defender) nesse caso, ambos os lados rolam os dados e quem tirar o número maior vence (em algumas variações pode ser quem tirar o número menor). E quem possuir o melhor resultado pelas regras do jogo vence, aqui também podem se aplicar os bônus, realizando variações nos resultados dos dados.

Alguns jogos de RPG podem usar objetos diferentes dos dados para inserir o fator aleatoriedade no jogo, como moedas, cartas, cronômetros, mãos (par-ou-ímpar, pedra-papel-tesoura), botões e qualquer outra coisa bizarra que as mesntes dos criadores de jogos conseguirem pensar.

Mas nem tudo no RPG é aleatório e sorte, para isso existem os atributos, perícias, vantagens, desvantagens e demais coisas que serão apresentadas nas matérias futuras.

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