04 Atributos

terça-feira, 19 de maio de 2009

Nem tudo no RPG é definido pela aleatoriedade dos dados. Afinal nossa vida também não é totalmente aleatória. Uma pessoa com conhecimentos em Medicina e especializado em cirurgias terá muito mais chances de realizar uma cirurgia com sucesso, do que um mecânico com graxa até por dentro dos olhos.

Para isso existem os atributos, embora não sejam os únicos fatores de não-aleatoriedade no rpg, eles são a forma mais genérica de definir o personagem, apenas números "crus" que definem em linhas gerais seu personagem. Estes atributos variam de jogo para jogo, e tem sua utilidade definida em cada sistema.
Ex: D20 => Força, Destreza, Constituição, Inteligência, Sabedoria e Carisma
3D&T => Força, Habilidade, Resistência, Armadura e Poder de Fogo
Daemon => Constituição, Força, Destreza, Agilidade, Inteligência, Força de Vontade, Carisma e Percepção

A forma como eles são adquiridos também varia de jogo para jogo. Mas na maioria esmagadora das vezes o jogador recebe uma quantia de pontos iniciais, definidos pelo mestre ou pelas regras do jogo, para aumentar seus atributos, e no decorrer do jogo ele vai aumentado seus atributos. Aí existem duas grandes correntes para aumentar seus atributos, são elas:

Evolução por Nível: Ao ganhar a experiência necessária, seu personagem aumenta de nível e com isso ele aumenta seus atributos em valores já pré definidos pelas regras, de acordo com a classe de personagem. Esse método permite uma evolução mais constrante, mas não tão criativa.

Evolução por Pontos: O seu personagem ao atingir um numero X de experiência pode trocar esse valor por um ponto de atributo e aumentar o que quiser com esse ponto. Esse método propicia uma evolução mais variada e criativa, mas dificulta um pouco que haja uma evolução constante.

Como dito anteriormente os atributos são características bem genéricas dos personagens e não definem o que ele sabe fazer ou não, para isso existem as perícias, nosso próximo assunto.

0 comments

Postar um comentário