02 O que é RPG e como se joga

terça-feira, 19 de maio de 2009

Em poucas palavras RPG é um jogo onde os jogadores criam personagem fictícios e jogam interpretando esses personagens, como se fosse um teatro de improviso. Claro, você não precisa realmente realizar as ações que seu personagem faz, interpretar no RPG também tem outro significado (ou seja, nada de pegar a faca na cozinha pra interpretar que seu personagem desferiu um golpe de punhal contra outro). No RPG interpretar quer dizer agir como seu personagem realmente agiria, por exemplo se ele tiver medo de aguá você não pode simplesmente ignorar isso e atravessar um rio a nado, você deve agir de acordo com todas as falahas e benefícios de seu personagem. Você interpeta descrevendo as ações de seu personagem, assim como usando o tom de voz apropiado para cada situação.

Mas o jogo também conta com regras, afinal, se ficasse apenas na imaginação cada um poderia ter uma visão diferente de cada cena. Por exemplo aquele que deu uma espadada em combate acha que acertou, mas o que levou diz que o outro não acertou. Para evitar isso há as regras e o Mestre (Será explicado em outro artigo, mas basicamente é um jogador especial que cria os desafios para os outros jogadores). Deixando para o jogador apenas a função de interpretar e jogar com seu personagem.

Tá mas como eu jogo isso? Simples, o mestre apresenta o desafio, você tem que dizer como vai resolver, isso se você quiser resolver, afinal RPG tem um liberdade tão grande de ação que você não consegue nem nos mais modernos e complexos jogos de video-game. Você pode estar na frente do castelo do grande vilão e decidir ir para uma cidade próxima beber na taverna. Ou seja você joga controlando seu personagem, enquanto o mestre controla o mundo de jogo.

Caso a sua ação seja incomum ou complexa o mestre pode exigir uma rolagem de dados para ter certeza do resultado (veremos rolagem de dados mais a frente).

0 comments

Postar um comentário